quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Bolo de cenoura sem leite

Hoje, para o café da tarde, eu e minha mãe, que é autora do blog ATIVIDADES PARA EDUCADORES, fizemos um bolo de cenoura com coco.

A receita foi retirada do livro Receitas culinárias para crianças com alergia alimentar baixado do site Instituto Girassol.

Estava maravilhoso!

Minha mãe aprendeu a cozinhar por causa de mim e da minha irmã (e como ela aprendeu!). Hoje ela sabe fazer de tudo e mais um pouco... Pão de queijo 0% lactose, bolos sem leite, vários tipos de doces... pães, bolachinhas... Humm!

A família que tem alguém na casa com necessidades nutricionais especiais tem que estar sempre atento com os alimentos oferecidos, pois um erro pode causar um dano muito grande.

Foi o que aconteceu com minha irmã Ana Elisa, de seis anos, que também possui necessidades alimentares especiais. Ela tem alergia à proteína do leite de vaca, desde que nasceu, assim como eu...

Certa vez, quando minha mãe ainda não sabia da gravidade da alergia da minha irmã, ela fez um bolo com um leite 95% menos lactose (uma novidade naquela época na minha cidade, que como já postei antes, é uma cidade pequena), então, minha irmã teve uma infecção de intestino muito forte.

Por isso, todo cuidado é necessário e nunca é demais, porque nosso organismo é muito sensível e assim temos uma vida bem normal.

Bom agora vou deixar a receita aqui para vocês:

BOLO DE CENOURA
Ingredientes
  • 4 cenouras médias
  • 4 ovos
  • 8 colheres de sopa de margarina sem leite (Becel da cor azul)
  • 1 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 250 gramas de coco ralado
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
  1. Em um liquidificador, bata as cenouras descascadas e picadas em pedaços pequenos, os ovos, a margarina e o açúcar.
  2. Em um recipiente misture a farinha e o fermento em pó peneirados, mais o coco ralado.
  3. Adicione a mistura do liquidificador aos ingredientes secos e misture até ficar uma massa uniforme.
  4. Pré-aqueça o forno. Unte uma forma com margarina sem leite e farinha.
  5. Coloque a mistura na forma e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos.

Foto BOLO DE CENOURA
Este é nosso bolo de cenoura sem leite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário